A Moda das Tribos

22.04.2014

O termo “tribo” usado na moda geralmente se refere aos grupos de frequentadores de fashion weeks ou de nichos de estilos como rockers, clubbers e outros. Entrando em um outro nível, lá na Austrália acontece o Indigenous Fashion Week, que em 2015 será incorporado na principal semana de moda por lá, a MBFWA – que a gente mostrou aqui. A fashion week celebra a grande diversidade de tribos pelo país, como as das ilhas Tiwii e ilhas Torres Strait.

ifs

A fashion week foi criada por Krystal Perkins, empresária do ramo e neta do ativista dos direitos dos aborígenes, Charles Perkins – O evento ainda é abraçado pela top australiana Samantha Harris, descendente de aborígenes. O AIFW é também uma plataforma de mentores para os designers aborígenes e visa também encorajar o desenvolvimento desse mercado e da linha de produção “indigenous-made”. O AIFW traz também técnicas desses povos como estamparia, trabalho com seda, penas, bordados…e vale dizer que usando essa tradicional e antiga metodologia dos cuidados dos recursos da natureza as peças se tornam sustentáveis.

ifs22

Os desfiles e a iniciativa foram super elogiados mas todos tem a real noção de que se os desenhos não seguirem as tendências vigentes, o mercado não vai sobreviver – então ainda não se sabe o futuro desses designers, mas esperamos que seja super promissor. Lá nos anos 60, essas tribos e diferentes etnias do mundo se transformaram em grandes inspirações e suas peças eram must have da época entre as gipsetters – que já contamos um pouco aqui.

etnico

Na Dress, as estampas, rendas, shapes, franjas e outros detalhes em acessórios são inspirados nessas gipsetters que sempre tiveram um incrível olhar e respeito pelas diferentes culturas. Essas e outras peças must have já estão nas lojas e na dress to shop. Vem ;) 

Mary Quant é sem dúvidas um dos maiores ícones de estilo e estilistas dos anos 60. Creditada junto com Courrèges e John Bates pela invenção da mini-saia, ela também popularizou a peça junto com as hot pants se tornando uma grande influenciadora do movimento jovem da moda e do MOD londrino.

mq

 

Claro que seu estilo não iria ficar sem o foco das minis em vestidos, saias e bermudas. Também amava vestidos mais estruturados, chapéus, calças e camisas.

minini

saia godê jeans | short saia plissado pavão | saia jacquard folk

bertido

vestido mandala | vestido guipure | vestido chemise mariane

bruss

blusa detalhe trança | blusa gola v rayon | camisa bolso duplo

caca

 

calça flare liverpool | calça flare ladrilho

Mary Quant influencia até hoje gerações de fashionistas e estilistas pelo mundo. Mais peças incríveis do boho londrino de Sweet Chelsea na dress to shop! ;)

Fancy Free DIY

17.04.2014

O Fancy Free é um canal do Youtube que tem como objetivo compartilhar DIY criativos e de muito bom gosto! Para começar com o pé direito, as talentosas e bem humoradas Rachel Burke e Patience Hodgson resolveram ensinar a fazer óculos escuros decorados cheios de personalidade e estilo. Garantia de sucesso!

fancy-free

O canal fofíssimo ainda está no início, mas nós temos certeza que ainda vamos ver muitas coisas divertidas por lá, pra seguir já!

Pelo mundo existem diversos hotéis que antigamente não eram bem hotéis: de presídios à palácios suntuosos, todo modernos com super acomodações com todos os luxos. A gente mostra alguns lugares curiosos por aí:

ho2

 

Em qual você mais gostaria de ficar? :)